Na última terça-feira, 21 de outubro, Patos de Minas sediou a II Conferência Nacional do Trabalho, evento promovido pelo Ministério do Trabalho com o objetivo de debater propostas que fortaleçam as relações trabalhistas em todo o país. A atividade aconteceu no Sest Senat e reuniu representantes do governo, empresários, trabalhadores e sindicatos.
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Patos de Minas – SINTROPATOS acompanhou a conferência, reafirmando o compromisso da categoria com o diálogo social e com a construção de um ambiente de trabalho mais justo, seguro e valorizado. Para o sindicato, é fundamental que os rodoviários estejam presentes nos espaços onde se discutem as políticas públicas que afetam diretamente a classe trabalhadora.
Durante o evento, foram debatidos temas importantes como modernização das leis trabalhistas, inclusão social, geração de empregos e combate à informalidade. Todas as propostas levantadas serão encaminhadas para as etapas estaduais e nacionais da conferência, contribuindo para a formulação de novas ações do Ministério do Trabalho.
O presidente do SINTROPATOS, Marcelo Hayashi compôs a mesa e ressaltou a necessidade de estabelecer uma relação justa, que garanta boas condições de trabalho, respeito à jornada, salários dignos e valorização profissional. “O trabalhador precisa ser respeitado para ele possa desempenhar a sua função com dignidade. Se não há respeito, não existe uma relação de trabalho justa e eficiente”, defende.
Com essa participação, o SINTROPATOS reforça seu compromisso com a defesa dos direitos, o diálogo permanente e a construção de um transporte mais humano e seguro para todos.

