No dia de 27 de abril, o presidente do SINTROPATOS, Marcelo Marcelo Takematsu Hayashi, integrou uma delegação de sindicalistas que se reuniu, em Brasília, com a equipe do Ministério do Trabalho e Emprego. Na oportunidade foram apresentadas pontos para uma alteração das legislações trabalhistas e sindicais.
A comitiva foi coordenada pelo presidente da FETTROMINAS, Erivaldo Adami da Silva e pelo deputado Celinho do Sintrocel e contou com a participação diretores da entidade – Marcelo Takematsu Hayashi ,José Carlos Melo dos Anjos, José Paulino Neto, Marcelino Antônio Alexandre, Marlúcio Negro da Silva, Wanderson Epifânio da Silva e coordenador jurídico Wesley Souza Ribeiro Adami – e dirigentes sindicais de outras categorias.
Na pauta geral das classes trabalhadoras, Erivaldo e Celinho apresentaram e entregaram à Lene Teixeira, Chefe de Gabinete do Ministro e ao Prof. Luizinho, assessor do Ministério, um documento contendo assinaturas da CNTI, de 15 federações de trabalhadores e 230 sindicatos, entre eles a FETTROMINAS e 39 sindicatos rodoviários de Minas.
Erivaldo explicou ao MTE que o documento era fruto de discussões promovidas pela FETTROMINAS com outras entidades do Estado e tem entre os pontos centrais o fortalecimento do sindicalismo e a defesa dos trabalhadores.
Segundo Erivaldo, “é preciso fortalecer o Ministério do Trabalho. Um Ministério forte e atuante é um ponto de apoio para a luta dos trabalhadores e para o desenvolvimento do Brasil. Tenho confiança que o Governo Lula vai seguir no caminho do diálogo, do fortalecimento do sindicalismo e do atendimento das reivindicações dos trabalhadores, conclui.”